Dor pélvica ou abdominal, edema abdominal, dificuldade de se alimentar e urgência para urinar podem ser sintomas precoces do câncer de ovário
Antes dizia-se que o câncer1 de ovário2 não mostrava sintomas3 que permitissem seu diagnóstico4 precoce. Este tipo de tumor5 não apresentava sintomas3 notáveis até que pudesse ser diagnosticado em um estágio avançado e de difícil tratamento. A situação era ainda mais complicada pela ausência de um teste de screening do tumor5 de ovário2 como, por exemplo, o Exame de Papanicolau6, que existe para rastreamento do câncer1 de colo7 de útero8.
Pesquisadores recentemente descreveram sintomas3 que devem ser observados pelas mulheres:
- dor pélvica9 ou abdominal
- edema10 abdominal (inchaço11 no abdome12)
- dificuldade de se alimentar ou sensação de plenitude gástrica (também conhecida como empachamento) logo após o início da alimentação
- sensação de urgência13 ou aumento da frequência para urinar
A Fundação de Câncer1 Ginecológico (Gynecologic Cancer1 Foundation), a Sociedade de Oncologistas Ginecológicos (Society of Gynecologic Oncologists) e a Sociedade Americana de Câncer1 (American Cancer1 Society) estão recomendando que as mulheres prestem atenção especial a estes sintomas3 e procurem um ginecologista caso eles estejam ocorrendo quase todos os dias por mais de duas semanas ou sejam diferentes do que normalmente elas sentem.
A maioria desses sintomas3 pode ser causada por outras doenças menos graves que o câncer1 de ovário2, mas eles devem ser observados por todas as mulheres.
A sobrevida14 de uma mulher com diagnóstico4 precoce de carcinoma15 de ovário2 é de 70 a 90%. Em um diagnóstico4 do tumor5 em estágio avançado, as chances de sobrevivência16 caem para 20 a 30%.
Fonte: American Cancer1 Society